Sobre

Criado com o objetivo de valorizar a importância do papel na nossa sociedade, o Navigator Arte em Papel representa também um incentivo à criatividade, à cultura e ao reconhecimento do talento nacional e internacional.

Para materializar esta iniciativa a The Navigator Company criou o Prémio Navigator Arte em Papel, um prémio de dimensão internacional que pretende apoiar a criação artística em papel, valorizando-o como um dos mais nobres suportes de inovação, criatividade, investigação e arte. Trata-se de um prémio por nomeação, aberto a artistas de todo o mundo que utilizem o papel como suporte para a criação, seja ela pintura, desenho, ilustração, gravura, escultura, colagem ou impressão. Numa época em que as fronteiras entre as disciplinas artísticas se dissolvem, o papel pode ser considerado como um elemento consolidador da prática artística.

Este é o primeiro prémio em Portugal e o maior internacionalmente a valorizar o papel como suporte para a criação artística.

Concedido anualmente, o Prémio inicia-se com a nomeação dos artistas por um júri internacional composto por curadores, diretores de museus e instituições de prestígio nacional e internacional.

Cada membro do Júri nomeia três artistas com mais de 10 anos de carreira expositiva cujo percurso – utilizando o papel como meio principal de expressão – que se tenha distinguido no plano nacional e internacional nos últimos três anos.

Os membros do júri analisam e discutem entre si os portfólios dos 15 selecionados. Deste processo, sairão cinco finalistas e, o mesmo júri escolherá o autor vencedor. Estes finalistas farão uma exposição das suas obras em julho, ocasião na qual será lançado um catálogo oficial do prémio. Do prémio monetário de 50.000 euros, 30 mil serão entregues ao vencedor e 5 mil euros a cada um dos restantes quatro finalistas.

Parceiro Edição 2018

Em Portugal, esta primeira edição do Prémio Navigator Arte em Papel é desenvolvida em parceria com o Expresso, que fará a campanha de divulgação junto dos canais de comunicação do Grupo Impresa que abrange imprensa (jornal Expresso) e televisão (SIC e SIC Notícias).

Identidade do Projeto

Start typing and press Enter to search